Postado em: 29/06/2021

Você já ouviu falar em Intertrigo?

Intertrigo é uma doença de pele comum caracterizada por inflamação da pele em áreas de dobra. A umidade e a fricção nas dobras são importantes contribuintes para o desenvolvimento. Pode ocorrer em qualquer idade, mas ocorre com mais frequência em idosos e bebês. Obesidade, incontinência, falta de higiene, hiperidrose e deficiências imunológicas são fatores de risco adicionais.
As infecções fúngicas ou bacterianas de dobras podem iniciar ou exacerbar. A infecção cutânea por cândida comumente coexiste com o intertrigo e está associada a pápulas e pústulas satélites.
Os achados clássicos são manchas úmidas, vermelhas ou marrom-avermelhadas nas dobras. A virilha é o local mais comum seguido por axila, pele inframamária, umbigo, dobras no pescoço em bebês e espaços entre os dedos das mãos e pés. Queimação, sensibilidade, prurido e mau cheiro são manifestações frequentes.
A implementação de medidas para minimizar a umidade e atrito nas dobras e reduzir a suscetibilidade ao intertrigo é a base do tratamento. O uso de tratamento tópico com antifúngicos pode ser aplicado. Algumas vezes é necessário tratamentos de longa duração incluindo antibióticos para combater infecções associadas.

Voltar