Sensibilidade mamária e sua relação com o ciclo menstrual
A sensibilidade nas mamas é um dos sintomas mais típicos do período pré-menstrual, acontecendo geralmente entre 5 a 10 dias antes do início do ciclo. Essa dor é comum, cíclica e raramente é motivo para se preocupar. Compressas (quentes ou frias), sutiãs mais resistentes, medicamentos e até massagens podem ajudar a aliviá-la.
Ao longo deste artigo, vamos entender mais sobre a dor no seio e sua relação com o ciclo menstrual. Quem vem com a gente?
Compreendendo a relação entre dor no seio e ciclo menstrual
A dor mamária (que tem nome científico e também pode ser conhecida como mastalgia) é um clássico sintoma da TPM que quase sempre se manifesta na fase lútea, ou seja, logo após a ovulação e antes da menstruação descer. Quando a menstruação se manifesta, dor e inchaço nas mamas vão embora imediatamente. Quem toma hormônios para os mais diversos fins, como contraceptivos, para tratamento de fertilidade ou até menopausa também não raramente sente essas dores.
Quer saber se a dor nas mamas tem relação com o ciclo menstrual?
Geralmente suas características são:
- Manifestação cíclica, sempre entre 5 a 10 dias antes da menstruação;
- Quando a menstruação desce, a dor desaparece;
- Sensação de seios pesados, doloridos e sensíveis;
- Também pode ser que essa dor apareça com pontadas ou “aguda”;
- Inchaço e sensação de seios granulados antes da menstruação também ocorrem com frequência.
Ainda que seja menos comum, essa dor pode se manifestar de forma tão expressiva a ponto de atrapalhar atividades do dia a dia, como o trabalho, o sono ou até a prática sexual.
Para aliviá-las, recomendamos o uso de sutiãs bem ajustados, com suporte; compressas quentes ou frias em picos de dor; medicamentos analgésicos (como paracetamol) e até mesmo a diminuição na ingestão de gorduras na alimentação, uma vez que há indícios de que elas podem aumentar esse sintoma.
—-
Agora você já conhece mais sobre a sensibilidade mamária e sua relação com o ciclo menstrual. No entanto, vale aproveitar o embalo para lembrar que a dor nos seios também pode ser um dos primeiros sinais de gestação. Sendo assim, menstruação atrasada e sensibilidade mamária, juntos, podem representar bons motivos para fazer um teste de gravidez, hein?
Para conferir mais artigos e temas como esse, não hesite em conferir outros materiais do nosso blog.