
Por que as pessoas podem ter náuseas e vômitos durante o tratamento do câncer?
por Dr. Vinícius Budel
A náusea é a sensação que se tem quando pensa que vai vomitar. Náuseas e vômitos são efeitos colaterais comuns da quimioterapia. Quimioterapia é o termo que os médicos usam para descrever um grupo de medicamentos que matam as células cancerosas. Nem todo mundo que faz quimioterapia terá náuseas e vômitos, seu médico irá dizer qual a probabilidade de ter estes sintomas e quão graves podem ser.
Quando as pessoas têm náuseas e vômitos após a quimioterapia, geralmente se sentem melhor entre 1 a 2 dias. Algumas pessoas apresentam sintomas por até 4 dias, isso dependerá do tipo de medicamentos quimioterápicos, da dose e do esquema de tratamento.
Outro tratamento oncológico, a radioterapia, também pode causar náuseas e vômitos. Nem todo mundo que faz radioterapia terá náuseas e vômitos. Dependerá da parte do corpo que está sendo tratada, da dose de radiação e se a pessoa recebe quimioterapia ao mesmo tempo.
Náuseas e vômitos podem ser evitados?
Sim. Se a quimioterapia for do tipo que provavelmente causa náuseas e vômitos, seu médico lhe dará medicamentos antes do tratamento. Existem diferentes medicamentos que podem ser usados em diferentes formas. Eles podem vir como uma pílula, adesivo para pele ou comprimido que derrete na língua, ou endovenoso. As pessoas podem receber 1 ou mais medicamentos.
Pessoas com probabilidade de sentir náuseas e vômitos por alguns dias após a quimioterapia também podem tomar alguns desses medicamentos em casa por 2 a 4 dias após o tratamento.
O que posso fazer para controlar minhas náuseas e vômitos?
Para gerenciar seus sintomas, você pode:
- Tomar os medicamentos que seu médico prescreve para prevenir náuseas e vômitos, mesmo se você se sentir bem. A melhor maneira de controlar a náusea e o vômito é evitar que isso aconteça.
- Certifique-se de beber bastante líquido para não ficar desidratado. A desidratação ocorre quando o corpo perde muita água. Pode fazer com que as pessoas tenham urina amarelo-escura e sintam sede, cansaço, tonturas ou confusão.
- Coma 5 ou 6 pequenas refeições durante o dia após a quimioterapia, em vez de 3 grandes, especialmente se sentir enjôo.
- Aprenda quanto comer ou beber antes do tratamento contra o câncer. Algumas pessoas sentem-se melhor quando comem ou bebem uma pequena quantidade antes do tratamento. Outras pessoas se sentem melhor se não comerem ou beberem antes.
- Se você estiver se sentindo enjoado, evite alimentos picantes, gordurosos ou “pesados”. Em vez disso, coma alimentos leves, como biscoitos, arroz e torradas. Outras boas opções de alimentos são caldos, refrigerantes transparentes, chá, bananas, frango (grelhado ou assado, não frito), aveia, iogurte (simples ou baunilha), macarrão simples e picolés.
- Espere pelo menos 1 hora após o tratamento antes de comer ou beber.
- Coma e beba devagar.
- Peça a outra pessoa para cozinhar sua comida, se o cheiro da comida o incomodar.
- Experimente beber refrigerante de gengibre ou tomar suplementos de gengibre sem prescrição médica para acalmar o estômago. Nem todos os especialistas concordam se isso funciona, mas algumas pessoas acham que é útil.
- Algumas pessoas se perguntam se podem experimentar maconha (ou outras formas de cannabis, como óleo de CBD) para ajudar com náuseas ou vômitos, mas os estudos não o compararam a medicamentos de prescrição mais recentes usados para isso, então os médicos não o recomendam. O ingrediente ativo da maconha, o dronabinol, podem ser úteis quando outros tratamentos não funcionam.