Especialistas orientam gestantes sobre prevenção à Covid-19 e gripe
O período da gestação, que tem duração de até 41 semanas, é um momento de cuidados especiais para a mamãe e o bebê. Nele, o pré-natal é essencial para uma gestação saudável, garantindo o bem-estar a ambos por um acompanhamento mensal e exames de rotina. Como, por exemplo, tomar suplementação vitamínica durante todo o pré-natal, alimentação reforçada com frutas, verduras e legumes, hidratação e banhos de Sol nos horários recomendados (antes das 10h, depois das 16h).
Em meio à pandemia de Covid-19 e, simultaneamente, da epidemia da influenza H3N2, as gestantes precisam redobrar os cuidados para evitar a contaminação pelos vírus. Além do respeito ao distanciamento social, o uso de máscara, a lavagem frequente e correta das mãos com água e sabão (complementada com o uso do álcool em gel), é imprescindível a vacinação completa contra as doenças (incluindo a vacina de reforço contra a covid-19).
O médico Flávio Ibiapina, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), referência no atendimento terciário a gestantes, ressalta a importância das medidas preventivas contra as infecções. Ele reforça que as gestantes, por serem do grupo de risco, devem estar especialmente atendas aos sintomas gripais, procurando imediatamente atendimento médico. Em suas palavras: “Elas têm sido atendidas em qualquer lugar de atenção da rede (pública de saúde). Se a gestante não tem nenhuma intercorrência obstétrica, se ela está sendo atendida tão somente pela infecção respiratória, pela síndrome gripal, ela também pode ser atendida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e receber a prescrição de medicamento”.
Para mais informações sobre os cuidados especiais às gestantes, durante a pandemia da covid-19, em paralelo com a disseminação cada vez maior da influenza, entre em contato. Nosso time de especialistas a aguarda para tirar quaisquer dúvidas sobre a sua saúde, e bem-estar.