Postado em: 15/02/2022

Doenças dermatológicas na mama: parte I | ABC DA MASTOLOGIA

Quando falamos em patologias relacionadas à mama quase sempre nos limitamos exclusivamente a falar sobre o câncer, quando existem também outras doenças que exigem acompanhamento ginecológico para que sejam prevenidas e tratadas. Entre elas temos as doenças dermatológicas, que serão assunto neste e no próximo artigo do nosso blog, também disponíveis no livro ABC da Mastologia, do Dr. Lucas Roskamp Budel.

Vamos falar a respeito delas?

Doenças cutâneas inflamatórias

  1. Acne vulgar

A acne vulgar é um tipo de inflamação comum na face, tronco e raramente nos glúteos. Ela se manifesta como pápulas, nódulos ou cistos em diferentes estágios de evolução.

  1. Furúnculo

Os furúnculos são nódulos inflamatórios mais firmes e que evoluem com ponto purulento. Podem aparecer em qualquer região do corpo com pêlos, medindo entre 1 a 2 cm.

  1. Hidradenite Supurativa

A hidradenite é uma inflamação supurativa, crônica e cicatricial que afeta as glândulas apócrinas e folículo piloso, podendo aparecer na região axilar, mamária ou ano genital. São lesões que se apresentam como nódulos, pápulas ou pústulas, raramente evoluindo para fístulas e/ou cavidades.

Infecção e colonização superficial

  1. Intertrigo

Uma inflamação da pele que ocorre em regiões de dobras das axilas, inframamárias, glúteos ou inguinais. Podem ser inflamatórias, como a psoríase ou dermatite seborreica; ou infecciosas, causadas por fungos como a candidose ou inflamações bacterianas.

  1. Abscesso

Os abscessos são nódulos inflamatórios com flutuação ou coleção de pus geralmente originados na região subcutânea, derme ou no músculo. É comum que se manifestem após traumas locais.

  1. Erisipela e celulite

A erisipela é uma infecção do tecido celular subcutâneo superior ou da derme que, quando chega ao subcutâneo profundo pode também evoluir para a celulite.

Infecções fúngicas superficiais

  1. Intertrigo por candida

A doença dermatológica pode ser infra ou intermamária, além de axilar ou inguinal. Apresenta pústulas satélites e eritemas que facilitam o diagnóstico clínico, além dos sintomas de queimação e prurido.

  1. Pitiríase Versicolor

Uma infecção superficial e fúngica causada por leveduras do tipo Malassezia. Apresenta-se com máculas eritematosas, hipocrômicas ou hipercrômicas de diferentes formatos e tamanhos, com descamação fina. Quase sempre é assintomática e ocorre a partir da hiper oleosidade em regiões como braços, tronco, ombros, pescoço, face e flexuras.

—–

Essa foi a primeira parte do nosso material sobre doenças dermatológicas na mama. No próximo artigo falaremos sobre infecções virais, doenças causadas por protozoários e doenças inflamatórias não-infecciosas.

 

Voltar