Postado em: 20/07/2021

Cuidados após cirurgia ginecológica

Mulheres geralmente recebem instruções do cirurgião sobre como cuidar de si mesmas após uma cirurgia ginecológica. Essas instruções têm como objetivo ajudar a evitar ou reconhecer complicações, bem como facilitar o processo de recuperação.

Cirurgias abertas:

O termo “cirurgia aberta” se refere ao procedimento cirúrgico no qual o cirurgião faz uma incisão na pele e tecidos para ter acesso direto às estruturas e órgãos do corpo, excluindo procedimentos via vaginal ou laparoscópicos. Uma incisão abdominal aberta também é conhecida como laparotomia e geralmente é usada para cirurgias que não podem ser feitas com uma abordagem minimamente invasiva (laparoscópica). Isso pode incluir histerectomia (para doenças benignas ou câncer) ou miomectomia (remoção de miomas uterinos). Mulheres que têm uma incisão abdominal terão pontos (suturas) e devem ser instruídas pelo seu cirurgião ou enfermeira assistente sobre a melhor forma de manter a higiene no local.

Suturas com fios não absorvíveis na pele (ex: Nylon) geralmente são removidos entre 7 a 14 dias, no consultório do cirurgião. As suturas também podem ser absorvíveis; este tipo de sutura não precisa ser retirada. Suturas sob a pele ou dentro da vagina não precisam ser removidas. O curativo sob a incisão pode ser retirado em 24 a 48 horas após a cirurgia, tomando cuidado especial com a higiene ao manipular.

Incisões abdominais devem ser mantidas limpas durante o banho. Não é necessário passar sabonete na incisão, água corrente em abundância é o adequado. Evite esfregar a área.

A aparência da sua cicatriz mudará com o tempo e pode não atingir sua aparência final por até um ano. A área pode ficar sem sensibilidade ao toque ou sensível, o que é normal.

A menos que seja orientada pela equipe assistencial, não aplique cremes, pomadas ou outras substâncias. Se a incisão parecer vermelha, com saída de quantidade moderada ou grande de sangue ou fluido, drenar pus ou começar a abrir, você deve chamar seu cirurgião.

 

Voltar