Postado em: 03/08/2021

Atividade após uma cirurgia ginecológica

É normal sentir cansaço por um ou dois dias após a cirurgia, especialmente se for com anestesia geral. Se você fizer uma grande cirurgia, pode se sentir cansada por mais tempo. Tire alguns cochilos durante o dia ou descanse quando estiver cansada.

Embora o descanso seja importante, também é importante caminhar várias vezes ao dia, começando no dia da cirurgia. Isso ajuda a prevenir complicações, como coágulos sanguíneos, pneumonia e dores abdominais além de estimular o trânsito intestinal. Você pode retomar suas atividades diárias normais assim que se sentir confortável para realizá-las. Busque aumentar gradualmente o seu nível de atividade.

Outras atividades (exercícios, tarefas domésticas, esportes) podem ser retomadas gradualmente com orientação de seu médico ou outro profissional adequado. Levantar objetos pesados pode atrasar o processo de cicatrização. A maioria das pacientes deve evitar levantar objetos pesados (≥5 kg) do chão; se o objeto não puder ser levantado com uma mão, você deve pedir ajuda. As restrições ao levantamento são geralmente recomendadas por seis semanas após uma grande cirurgia abdominal ou vaginal (por exemplo, histerectomia) e por uma ou duas semanas após procedimentos com incisões menores (por exemplo, laparoscopia).

Você não deve dirigir um carro até que possa se mover facilmente e não precise mais de analgésicos. Você pode andar de carro; como sempre, use o cinto de segurança ao entrar ou dirigir um carro.

Alguns cirurgiões recomendam evitar viagens longas de carro ou avião durante as primeiras duas semanas após uma cirurgia ginecológica de grande porte (por exemplo, histerectomia). 

Relações sexuais e uso de absorventes internos devem ser evitados por 2 a 6 semanas após uma cirurgia ginecológica, variando de acordo com o tamanho e tipo de acesso utilizado no procedimento.

Você pode voltar ao trabalho quando a dor for mínima e for capaz de realizar seu trabalho. Após procedimentos menores, você pode conseguir trabalhar em um ou dois dias, enquanto para procedimentos maiores (por exemplo, histerectomia), você pode precisar de quatro a seis semanas para se recuperar. O tempo fora do trabalho também depende de suas atividades diárias no trabalho; uma pessoa que está sentada no trabalho pode conseguir voltar ao trabalho mais cedo do que alguém que trabalha com atividades que exigem mais do seu corpo.

 

Voltar