Postado em: 17/02/2022

Doenças dermatologicas na mama: parte II | ABC DA MASTOLOGIA

Quem nos acompanha por aqui sabe que no artigo anterior do blog começamos a falar sobre as mais recorrentes doenças dermatológicas que podem afetar a região mamária. Como essa é uma temática extensa e que merece nossa atenção, decidimos dividir o artigo em duas partes. A primeira delas, a propósito, você pode conferir acessando o mais recente artigo do nosso blog.

Dando sequência, o foco do material de hoje são infecções virais, doenças inflamatórias não-infecciosas e doenças causadas por protozoários.

Vamos juntos (as) nos informar mais sobre elas?

Infecções virais

  1. Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma doença causada pelo vírus MCV e que quase sempre acomete apenas crianças, ainda que também possa se manifestar em adultos. Ela é caracterizada por nódulos pequenos, múltiplos, firmes, perolados e umbilicados em vários locais do corpo, mas raramente em mucosas.

  1. Herpes-Zóster

Consiste em uma doença viral que ocorre quando há reativação do vírus da herpes varicela-zóster. Sua transmissão se dá por meio do contato com lesões de herpes – e também por orofaringe, ainda que menos comum.

Além da lesão, sintomas como queimação, prurido, cefaleia, febre e mal estar também podem acontecer.

Doenças causadas por protozoários

  1. Escabiose

Única representante entre as doenças causadas por protozoários está a escabiose, uma superficial infestação da pele causada por um protozoário específico, o Sarcoptes scabiei var. hominis.

Doenças inflamatórias não-infecciosas

  1. Eczemas ou dermatites

São inflamações na derme e epiderme que se manifestam pelo aparecimento de vesículas, eritema ou até descamação. Queimação e prurido estão entre os sintomas principais.

  1. Dermatite de contato

A dermatite de contato ocorre sempre no local de exposição ao agente irritante. Nas mamas, é mais comum que a alergia ou irritação tenha relação com perfumes, sabonetes, cremes ou tecidos.

  1. Dermatite atópica

A dermatite atópica se inicia sempre na infância e tem como principais sintomas prurido intenso e xerose na pele, com surtos que evoluem no inverno.

  1. Líquen Simples Crônico

Doença muito parecida com a dermatite crônica, só que com lesões descamativas, placas eritematosas e liquenificação.

  1. Dermatite seborreica

Também similar à dermatite crônica, mas causada por fatores ambientais e/ou genéticos. Estresse, calor e transpiração excessiva podem desencadeá-la, principalmente em locais onde as glândulas seborreicas são mais recorrentes, como couro cabeludo e face.

  1. Psoríase – forma invertida

Placas bem delimitadas, maceradas e não descamativas em áreas úmidas (com pouco ou nada de prurido) são as principais características das lesões de psoríase invertida, que geralmente se manifestam nas mamas junto com eczema de contato e intertrigo.

  1. Pitiríase rósea

Doença inflamatória com lesões ovaladas, bordas elevadas, eritemato-descamativas e centro amarelado. Geralmente se apresentam a partir de uma lesão maior que “puxa” as demais, ou seja, uma placa inicial ou maior. É mais comum que essa placa esteja localizada na mama ou tronco.

  1. Vitiligo

Doença crônica esteticamente desagradável para o paciente, o vitiligo apresenta manchas acrômicas bem delimitadas causadas pela perda de melanócitos. O acompanhamento do quadro com dermatologista aqui é fundamental.

  1. Urticária

Por fim temos a urticária, uma doença crônica ou aguda que se manifesta por meio de placas e pápulas eritematosas, com edema, pruriginosas e morbiliforme que desaparecem com vitropressão.

—-

Agora você está por dentro de todas as doenças dermatológicas que podem afetar as mamas. Para saber mais assuntos de saúde ginecológica como esses, não hesite em acessar com frequência nosso blog.

Voltar