
Dor pós-operatória
Muitos procedimentos ginecológicos podem causar algum tipo de dor ou desconforto. A dor ou o desconforto devem melhorar com o tempo e podem ser controlados com analgésicos, se necessário. A localização e a intensidade da dor dependem do tipo de procedimento. Por exemplo, mulheres que fizeram procedimentos abdominais (Ex: histerectomia abdominal, laparoscopia) terão dor na área da incisão, enquanto outros procedimentos que são realizados dentro do útero (Ex: histeroscopia, ablação endometrial) podem ser seguidos por uma sensação de cólica (semelhante às cólicas menstruais).
É comum desenvolver cólicas ocasionais e distensão abdominal após a cirurgia. Isso é causado pelo acúmulo de gás no intestino. O desconforto geralmente é temporário e desaparece depois de liberar gases ou evacuar. Alguns pacientes são ajudados por medicamentos como a simeticona.
Algumas pacientes acham útil evitar posições ou atividades desconfortáveis, apoiar o abdome com um cobertor ou travesseiro dobrado ou até mesmo usar uma faixa como suporte. Uma bolsa de água quente ou almofada térmica também pode ser usada sobre o abdome. Deve-se ter cuidado para evitar queimar a pele. Uma toalha ou pano entre a pele a bolsa pode ajudar.
Pode-se tomar medicamentos para a dor conforme a necessidade ou se tiver dor constante. É útil tomar analgésicos de acordo com a prescrição (geralmente a cada seis horas), isso ajudará a prevenir crises de dor e também diminuirá ou eliminará o uso de medicamentos anti-inflamatórios e opióides.
Não é necessário tomar analgésicos se houver pouca ou nenhuma dor. Se você precisar de analgésicos, tome-os conforme indicado pelo seu médico. Tomar medicamentos para a dor em doses mais altas ou com mais frequência do que o prescrito pode ser perigoso.
Seu cirurgião lhe dará uma receita para dor se achar que você vai precisar. Os possíveis medicamentos para a dor incluem paracetamol, dipirona, anti-inflamatórios não hormonais (ibuprofeno, cetoprofeno, diclofenaco, cetorolaco) e opióides (tramadol, codeína, nalbufina). Não beba bebidas alcoólicas, não dirija ou execute outras atividades que exijam concentração enquanto estiver tomando analgésicos opióides. Se a dor ficar forte e não for aliviada com a dose recomendada de analgésicos, ligue para o seu médico.